quinta-feira, 6 de julho de 2017

Saber pedir ajuda

Por Miréia Carvalho

Todos nós precisamos de ajuda em algum momento de nossas vidas, e não existe ninguém que não precise de um socorro ao longo dessa longa jornada. O que acontece é que nem sempre pedimos ou aceitamos. Algumas vezes, as pessoas que nos querem bem percebem a nossa necessidade e se aproximam, mas se não admitimos a necessidade de apoio, podemos desperdiçar esses valiosos recursos que a vida nos dá.

Pedir ajuda pode representar não só assumir a própria fragilidade, como a exposição dessa fragilidade para outras pessoas. Por conta do orgulho, muitos não querem isso, porque é incômodo aceitar a própria fragilidade em um mundo feito para fortes.

Pedir ajuda, seja no trabalho, na saúde, na família, na religião pode trazer grande alívio. Podemos dividir o fardo de algumas situações – e sem precisar carregar tudo sozinho – , o que nos permite ouvir palavras acolhedoras, encontrar novas formas de enfrentar uma situação que aparentemente não tem saída, ganhar novo ânimo, receber um ombro para descansar nossas preocupações e superar desafios.

É necessário que reflitamos que se já empregamos todas as nossas possibilidades e não conseguimos mais caminhar sozinho em determinado assunto, é hora de fazer esse gesto de generosidade conosco e pedir ajuda.

Nesse caminho podemos contar com vários tipos de ajuda:

A ajuda no plano pessoal: que é buscar amigos e familiares de confiança, que querem o nosso bem e que poderão nos ouvir com atenção e carinho.

A ajuda profissional, que é um apoio fundamental pois há muitos profissionais que estudam e são mais preparados para lidar com questões difíceis, como psicólogos e médicos. Busque boas indicações e sempre perceba qual a sua impressão diante do profissional que o atende. A relação de bem-estar e confiança com um profissional é fundamental para o sucesso no enfrentamento das situações difíceis.

A ajuda espiritual, porque se acreditamos no plano espiritual, em algo maior, estarmos conectados com essa espiritualidade e com os nossos amigos espirituais, nos dará segurança e esperança.

Aprender a pedir ajuda quando necessário é um ato de humildade e coragem. O apoio do outro nos fortalece, aumenta nossas chances de vencer os obstáculos e alcançar nossos objetivos.

Quando pedimos ajuda, rompemos com os nossos preconceitos e damos um voto de confiança para a outra pessoa. Estabelecemos vínculos, quebramos a couraça de orgulho e arrogância que nos torna vítimas, acreditando que não podemos confiar em ninguém e que estamos completamente sozinhos.

Temos vergonha de nós e de nossos problemas. Ninguém irá humilhar o outro por que está precisando de ajuda, pensem nisso.

O ideal é contar com o máximo de auxílio possível, nos diferentes campos disponíveis.

Sabermos o momento de pedir ajuda, e não ter vergonha em fazê-lo, é fundamental para a nossa saúde psíquica, mostra que reconhecemos o nosso limite e que podemos fazer alguma coisa de bom por nós mesmos. Aceitar ajuda é tornar a vida mais humana e leve.














Nenhum comentário:

Postar um comentário