quinta-feira, 31 de março de 2011

Centenário de Chico Xavier inspira espetáculo de música, teatro e dança

Show acontece no Centro de Convivência em Campinas, nesta sexta-feira (1º), às 20h

30/03/2011 - 17:29
EPTV.com - Aline Guevara
Há quase 101 anos (especificamente no dia 2 de abril de 1910) nascia na cidade de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, Francisco Cândido Xavier, que ficou conhecido em todo o país e no mundo como Chico Xavier. O maior expoente e divulgador do espiritismo no Brasil ganha uma homenagem com o espetáculo “Chico Xavier: Eu fiz minha parte”, que desembarca em Campinas nesta sexta-feira (1º), às 20h, no Centro de Convivência Cultural.
“Este é o último show de homenagem ao centenário do nascimento do Chico”, diz a cantora Ana Ariel, que integra o espetáculo. Crescida em meio ao projeto (criado pela mãe, a pedagoga Eliana Santos) a jovem lembra de seus contatos com o médium. “Eu frequentei por muitos anos a sua casa e tenho um carinho muito grande por ele. Talvez por isso o show seja tão importante pra mim”.
O show reúne quase 200 pessoas que se alternam entre o coral, as artes cênicas e dança. As músicas cantadas por Ana Ariel em homenagem ao médium serão mescladas com cenas no palco que descrevem passagens do cotidiano de Chico Xavier atendendo as pessoas. “Tem momentos maravilhosos, que me fazem chorar todas as vezes que assisto”, explica emocionada.
O espetáculo tem a direção de Eliana, mas é realizado a partir de uma iniciativa conjunta de quatro grupos. O Grupo En-Cantando Deus inclui, além da cantora Ana Ariel, músicos (bateria, contrabaixo, piano, viola caipira, violino e violocelo) e também um coral de crianças que cantarão um rap em homenagem ao médium. O Grupo Teatro Eurípedes Barsanulfo também participa do show, com o ator Edilson Oliveira no papel de Chico Xavier e Luciene Domenicone, interpretando uma catadora de lixo.
O Grupo de Dança APAIS (Amor, Paz, Amizade, Igualdade, Solidariedade) também marca presença no espetáculo. As crianças que dançam no projeto se reunirão com o “coral rapper” para apresentar o espetáculo. O último grupo é a AMIC (Associação Amigos da Criança), fundada em Campinas por Eliana em 1990, que desde então desenvolve um amplo trabalho de combate à fome e inclusão social no 2º maior assentamento da América Latina, o Parque Oziel. Trinta crianças do coral AMIC se apresentarão durante o show.
O grupo se prepara para continuar a turnê de “Chico Xavier: Eu fiz minha parte” pelo Brasil, mas também tem planos de levar a mensagem do médium para o exterior. Com turnê marcada nos EUA, a Europa também é alvo da produção. “Gostaríamos muito de levar o show para a Europa, porque apesar da obra de Chico Xavier ser conhecida por lá, sua biografia não é”, diz Ana.
O subtítulo do espetáculo, “Eu fiz minha parte”, tem seu significado. Ana lembra que mais do que uma homenagem ao querido médium, o espetáculo chega às pessoas como uma mensagem de caridade e de ajuda aos necessitados, ação recorrente durante a vida do médium. “Muitos não conhecem a imensa obra de caridade que ele realizava e queremos divulgar isso, além de repassar essa ação para o público. Com isso, Chico é eterno”, finaliza Ana.
A renda do show e das vendas dos DVDs será revertida para o projeto AMIC.
Serviço:
O quê: Show “Chico Xavier: Eu fiz a minha parte”
Quando: Sexta-feira (1º), às 20h
Onde: Centro de Convivência Cultural de Campinas (Praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí, fone: 19 3232-4168)
Quanto: R$ 20 (no dia) e R$ 10 (antecipado e meia entrada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário