sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Os Melhores Livros Espíritas do Século 20

A Livraria Candeia de Catanduva, SP, realizou uma pesquisa em 1999 para descobrir quais os melhores livros espíritas lançados no século passado. Para a realização desta pesquisa, o conselho editorial da referida livraria convidou estudiosos do Espiritismo, dentre eles inúmeros escritores, alguns dirigentes e todos os presidentes das Federações e Órgãos Estaduais, que faziam parte do Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira à época. A cada um deles foi solicitada uma lista com os dez melhores livros, seus autores e, se achassem necessário, comentários e impressões pessoais acerca das obras. A pesquisa se ateve às obras cuja primeira edição se deu no século XX, no Brasil ou em outros países.

Para dar ainda mais credibilidade, foram encaminhadas cópias das participações de cada convidado à Federação Espírita Brasileira (FEB) e à Associação de Editoras, Distribuidoras e Divulgadoras do Livro Espírita (ADELER), para que pudessem conhecer e acompanhar o resultado.

Sem muita surpresa, a melhor obra espírita do último século é Nosso Lar, de André Luiz através do glorioso médium Chico Xavier. Esta obra, segundo o escritor Alysson Mascaro, tem o mérito de ter sido a primeira grande descrição do plano espiritual que influenciou, de maneira decisiva, os estudos e as pesquisas espíritas brasileiras e mundiais. O autor inconteste, com sete indicações, é o próprio Francisco Cândido Xavier, com mais de 400 livros psicografados que o colocaram na posição de o mais respeitado dos autores espíritas do século.

Além das obras psicografadas por Francisco Cândido Xavier, os outros títulos indicados foram: O Problema do Ser, do Destino e da Dor, de Léon Denis; Memórias de um Suicida, de Yvonne A. Pereira; e O Espírito e o Tempo, de J. Herculano Pires.

Outros autores consagrados também se destacaram na pesquisa com várias citações. É o caso de Arthur C. Doyle, Carlos Imbassahy, Carlos Toledo Rizzini, César Lombroso, Deolindo Amorim, Divaldo P. Franco, Ernesto Bozzano, Francisco Thiesen, Gabriel Dellane, Dr. Jorge Andréa, Hermínio C. Miranda, Dr. Hernani G. Andrade, Ney Lobo, Pedro Granja e Waldo Vieira.

Os Melhores Livros Espíritas do Século 20:


1º - NOSSO LAR
223 pontos
Francisco C. Xavier (médium)
André Luiz (Espírito)
FEB






2º - PAULO E ESTÊVÃO
194 pontos
Francisco C. Xavier (médium)
Emmanuel (Espírito)
FEB





3º - PARNASO DO ALÉM-TÚMULO
144 pontos
Francisco C. Xavier (médium)
Espíritos diversos
FEB






4º - O PROBLEMA DO SER, DO DESTINO E DA DOR
103 pontos
Léon Denis
FEB







5º - MEMÓRIAS DE UM SUICIDA
84 pontos
Yvonne A. Pereira (médium)
Camilo Castelo Branco (Espírito)
FEB






6º - A CAMINHO DA LUZ
78 pontos
Francisco C. Xavier (médium)
Emmanuel (Espírito)
FEB


7º - O ESPÍRITO E O TEMPO
59 pontos
José Herculano Pires 
EDICEL







8º - HÁ DOIS MIL ANOS
59 pontos
Francisco C. Xavier (médium)
Emmanuel (Espírito)
FEB


9º - EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS
57 pontos
Francisco C. Xavier e Waldo Vieira (médiuns)
André Luiz (Espírito)
FEB


10º - MISSIONÁRIOS DA LUZ
39 pontos
Francisco C. Xavier (médium)
André Luiz (Espírito) 
FEB








FONTE: candeia.com

Um comentário:

  1. São maravilhosos mesmo,como toda a obra de chico xavier .e muito mais, se fôssemos listar seria muito mais. obrigada pela dica,como tudo que postam ,e muito relevante. abraços fraternos.

    ResponderExcluir