quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Obsessão, por Carlos Bernardo Loureiro

Um excelente texto do saudoso Bernardo, extraído do site www.telma.org.br:

Informa Allan Kardec em "A Gênese", livro integrante da Codificação do Espiritismo, os Espíritos pululam à volta da Terra, devido à inferioridade moral de seus habitantes. A ação malfazeja de muitos desses espíritos faz parte dos flagelos a que está exposta a humanidade.
A obsessão é a atuação persistente que um Espírito mau exerce sobre um indivíduo. Apresenta características bem diversas, desde a simples influência moral sem sinais exteriores perceptíveis, até a perturbação total.
A obsessão é quase sempre um ato de vingança de algum Espírito, tendo na maioria das vezes origem na relação que o obsidiado teve com o Espírito em uma existência anterior.
O estado obsessivo pode chegar à subjugação que é uma ligação moral que paralisa a vontade de quem a sofre, impelindo a pessoa às mais desarrazoadas ações.

Obsessão Múltipla

Em muitos casos há mais de um obsessor assediando o encarnado. Destaca-se aí, o caso (entre inúmeros outros), de Bárbara O'Brien ("A Vida Íntima de uma esquizofrênica" - Imago Editora, 1972), perseguida por alentada falange de Espíritos que ela mesma declara ser alucinações do inconsciente. Acontece que Bárbara O'Brien passou a ver e ouvir espíritos que a perseguiam. Chamavam-na de "coisa" eles "operadores". "Coisa", explicam eles, são pessoas de vontade fraca, fáceis de dominar, que obedecem aos seus operadores, já que esses são obsessores especializados em manejar pessoas, ou seja, têm a mente capaz de "penetrar e dominar" as outras, podendo ser encarnados (vivos) ou desencarnados (mortos).
Eis aí a causa da obsessão não vingativa, por sintonia com o plano inferior - Lei de Ação e Reação.
O livro, guardadas as naturais reservas, além de ser eloqüente testemunho da ação sistemática de seres invisíveis na esfera corpórea, oferece preciosos subsídios aos mecanismos da obsessão. Seis meses passados e os seres do além desaparecem para sempre. Maiores detalhes sobre esse extraordinário caso, vide "Evolução para o Terceiro Milênio", de autoria do Dr. Jorge de Toledo Rizzini, Edicel.

Tratamento da Obsessão

Às vezes é fácil; com algumas sessões, o Espírito percebe o erro em que vivia e afasta-se. De ordinário, porém, o tratamento é difícil e cheio de surpresas. Há obsessões violentas, que podem levar (como às vezes levam) o indivíduo a cometer os mais hediondos delitos. Nestes casos o obsediado não pode ajudar a si mesmo, sua inteligência e vontade estão embotadas, senão anuladas. O tratamento, então será demorado, conjugando-se os esforços dos trabalhadores terrenos e dos mentores espirituais.
O Dr. Denizard Souza, professor de Psiquiatria na Universidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, em "Psicologia à luz do Espírito" - 1979, sugeriu o vocábulo Metapsiquiatria (Psiquiatria Espírita) ao estudo das afecções baseadas na obsessão.
O Dr. Pedro Mundini, professor de Psiquiatria de Mato Grosso, sugere o tema Parapsicologia Espírita ou Psiquiatria de Orientação Espírita, fundamentada na concepção trinitária do homem: imortalidade, evolução pela reencarnação e comunicabilidade do Espírito.


4 comentários:

  1. 1999 - Bernardo A Obsessão e Seus Mistérios
    https://www.youtube.com/watch?v=yZmN_YxKvd8

    ResponderExcluir
  2. Olá a todos da Sociedade de Educação Espírita da Bahia, por favor permita-nos divulgar o nosso canal no youtube, que contém muitas palestras e aulas de Carlos Bernardo Loureiro, obrigado!
    https://www.youtube.com/channel/UC0PvSzUT3DvCObyGJIC3jnw

    ResponderExcluir
  3. Olá a todos da Sociedade de Educação Espírita da Bahia, por favor permita-nos divulgar o nosso canal no youtube, que contém muitas palestras e aulas de Carlos Bernardo Loureiro, obrigado!
    https://www.youtube.com/channel/UC0PvSzUT3DvCObyGJIC3jnw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://grupo-seeb.blogspot.com.br/2015/06/um-canal-de-videos-para-carlos-bernardo.html

      Excluir