quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CLINT EASTWOOD FAZ FILME SOBRE MEDIUNIDADE E VIDA APÓS A MORTE

Já em cartaz ALÉM DA VIDA (Hereafter), novo filme de Clint Eastwood. O roteiro conta três histórias interconectadas com teor espiritual. O norte-americano George (Matt Damon) consegue se comunicar com espíritos e enxerga sua habilidade como uma maldição. A jornalista Marie (Cécile de France) passa por uma experiência de quase-morte durante o tsunami na Tailândia – em uma espetacular e muito bem executada cena de abertura – e não consegue retomar sua rotina após o ocorrido. O estudante inglês Marcus (os gêmeos George e Frankie McLaren), que perde seu familiar mais querido, tenta desesperadamente se comunicar com ele.
Para conduzir as histórias fadadas a se cruzar em algum momento, Eastwood usa uma estrutura que lembra a consagrada por Alejandro González Iñárritu (na trilogia formada por “Amores Perros”, “21 Gramas”, e “Babel”): lances do cotidiano de cada um dos personagens se costuram na tela até formar algo maior. O espectador é envolvido gradual e lentamente pela dor dos protagonistas, todos tocados pela morte de formas diferentes.

"Não há ninguém que não tenha ideias destas uma vez por outra", afirma. "Haverá vida depois da morte? Como será essa vida? Todas as grandes religiões tentaram responder a estas perguntas." Aquilo que mais o atraiu em "Além da Vida" foi a história. "Gostei da maneira como o argumento pegou em acontecimentos da atualidade, como o tsunami e os atentados de Londres, e os usou numa história que lida com a curiosidade geral acerca do além e da sua existência", diz. "Também gostei da maneira como as três histórias convergem. É uma coisa que nunca tentei. Além disso a ideia de um herói reticente é sempre interessante. A história de alguém que não aprecia o dom com que nasceu."
O esboço "Além da Vida" tem argumento de Peter Morgan, conhecido sobretudo pelos filmes sobre a realeza inglesa - "A Rainha", "Duas Irmãs, Um Rei" - e pela peça "Frost/Nixon", que também acabou por transformar em filme. O seu envolvimento num projeto sobre a vida depois da morte é, em certo sentido, ainda mais surpreendente que o de Eastwood. De resto, o próprio argumento também conheceu a ressurreição depois de uma experiência de quase-morte.
"Como é que isto aconteceu? Não faço a menor ideia, na realidade", diz Morgan. A ideia de "Além da Vida", explica, nasceu do livro "If the Spirit Moves You: Life and Love After Death", de Justine Picardie, uma jornalista inglesa destroçada com a morte prematura da irmã, Ruth. "Deixei-me prender pelo livro", confessa Morgan. "Fez-me pensar que sabemos muito acerca da vida antes do nascimento mas muito pouco acerca da vida para além da morte."

Um comentário: