terça-feira, 9 de julho de 2019

O SOFRIMENTO

Pelo espírito Marta,
através do médium Marcel Mariano
Publicação autorizada



Narram as tradições antigas que, ao observar da casa palaciana um velho, uma mulher, uma criança e um doente, o príncipe Sidarta Gautama, mais tarde o Buda, viveria uma grave crise existencial. A visão despertaria nele a certeza de que o sofrimento é paisagem comum a todas as criaturas, nenhuma delas podendo forrar-se à sua visita, cedo ou tarde.

Meditando sobre o sofrimento após abandonar a vida luxuosa em que vivia, o jovem monarca estabeleceria as chamadas quatro nobres verdades do Budismo. O sofrimento, as causas do sofrimento, a necessidade que temos de nos libertar dele e os métodos. À luz dos princípios cristãos, renovados pela terceira revelação, o sofrimento é de causa humana, nunca divina, pois que é o próprio ser que gera, pelas ações e omissões cometidas na sua marcha evolutiva, os fatores causais pelos quais viola as divinas leis, feitas de amor e misericórdia, mas igualmente de justiça. Pelo sofrimento que causa a si ou a outrem, retorna pelas vias do renascimento corporal para o ressarcimento equivalente, reabilitando-se perante a própria consciência e as leis naturais.

Uma conduta reta e limpa produz uma caminhada evolutiva nobre e isenta de sofrimentos, mas não de testemunhos, que são indispensáveis ao aperfeiçoamento do ser, em marcha para a plenitude. Uma existência assinalada pelos erros e disparates intencionais aciona gatilhos de correção evolutiva, produzindo as algias morais, que freiam a loucura e corrigem a insanidade comportamental, reconduzindo o aprendiz aos trilhos da verdade.

Se observas o sofrimento vergastando outrem ou experimentas em ti mesmo os seus duros aguilhões, não te revoltes contra a soberana vontade. Carpes com isto o passado delituoso, aplainando o futuro de venturas. O outro também está em marcha, incurso em delitos do pretérito que desconheces por enquanto. Estende a mão e te sentirás menos infeliz. Doa-te em alguma atividade nobre, consoladora, e te sentirás menos infortunado. Ora por instantes breves em favor de alguém que estorcega nas malhas do agro sofrimento e te verás menos desditoso. E quando tudo parecer conspirar contra teus ideais de felicidade, recorda-te D'Ele, sem culpa, servindo, amando e como prêmio pelo que fez em nosso favor no mundo apenas recebeu duas traves. Na horizontal, nos convidou a abraçar a humanidade inteira. Na vertical, nos ensinou que sem quitação com o mundo íntimo, ninguém sobe ao Pai. 

Marta


Nenhum comentário:

Postar um comentário