sábado, 14 de maio de 2011

“O Contestado - Restos Mortais” - trailer do documentário mediúnico

“O Contestado - Restos Mortais” é o resgate mítico da chamada Guerra do Contestado (1912-1916). Envolvendo milhares de civis e militares, o sangrento episódio conflagrou Paraná e Santa Catarina por questões de fronteira e disputa de terras, mesclado à eclosão de um surto mes­siânico de grandes proporções.
O filme, que talvez inaugure o gênero "documentário-mediúnico", dirigido por Sylvio Back, propõe-se a resgatar a memória da Guerra do Contestado (Santa Catarina, 1912-16), levante popular de grandes proporções na região sul do Brasil. Na história brasileira, a Guerra do Contestado geralmente é ofuscada pela de Canudos (Bahia, 1896-97), embora ambas tenham resultado na mesma repressão atroz por parte das nascentes forças nacionalistas e progressistas da República. Estimam-se em 25 mil baixas no sertão baiano e dez mil no catarinense.

O documentário instaura um painel amplo de personagens para falar do Contestado: historiadores, sociólogos, escritores, brasilianista gringo, general reformado, folclorista e vários descendentes de quem viveu os acontecimentos. Também aparecem charges e reportagens escritas e fílmicas da época. O cruzamento de tantas informações e opiniões narra a guerra dos mais diversos ângulos. Aos poucos desvelam-se os complexos encadeamentos de causas e razões implicadas no Contestado, mostrando a impossibilidade de fechar uma única interpretação para esse evento multifacetado. A inovação acontece por meio de depoimentos de cerca de trinta médiuns em transe durante sessões espíritas interpretando vítimas e algozes da Guerra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário